Leilão Coleção Interagro 2013/Lucas Ismael

27/08/2013 – Câmara Portuguesa: Interagro, berço do moderno cavalo Puro Sangue Lusitano

Leilão Coleção Interagro 2013/Lucas Ismael

27/08/2013 – Câmara Portuguesa: Interagro, berço do moderno cavalo Puro Sangue Lusitano

Interagro, berço do moderno cavalo Puro Sangue Lusitano

Maior criador mundial do Puro Sangue Lusitano, a Interagro, em parceria com a Coudelaria Rocas do Vouga, de Manuel Tavares de Almeida Filho, promovem no sábado, 31 de agosto, às 14h00, na Fazenda Interagro, em Itapira, interior paulista, os tradicionais leilões “Coleção Interagro 2013” e o XIII Leilão de Potros Interagro Detentor de todos os títulos de premiação em morfologia.

Dezenas de cavalos Interagro – criatório de origem portuguesa, de Serpa, Alentejo – competindo com sucesso no Brasil e no exterior. A Interagro é, desde a década de 1990, o maior criador mundial de Puro Sangue Lusitano com um plantel de aproximadamente 450 animais. E que realiza atualmente o único leilão de potros puros da raça (com idade inferior ou igual a 1 ano).

O encontro do estado de arte em genética, cor e beleza já tem data marcada: sábado, 31 de agosto, às 14h00, na Fazenda Interagro, em Itapira, interior paulista, acontece o Leilão Coleção Interagro 2013 e o XIII Leilão de Potros Interagro. A parceria Interagro e Rocas do Vouga traz animais montados e potros da geração I.

Do leilão à consagração

Vários animais vendidos nos leilões Interagro fizeram e fazem sucesso nas pistas esportistas e na morfologia. No Adestramento Clássico, os destaques são Tobias Interagro, Saltimbanco Interagro, Udine Interagro, Tornado Interagro, Zeus Interagro, Zinfandel Interagro, Zoilo Interagro e Querelado Interagro. Na Equitação de Trabalho, assinam o sucesso da marca Quiprocó Interagro, Oberon Interagro, Tarik Interagro, Recruta Interagro, Ubrique Interagro, Olorin Interagro, Zucchini Interagro, Vitamina Interagro e Xaveco Interagro. No Enduro, Ufólogo Interagro fez sucesso nas pistas de Regularidade em 2001.

Na Morfologia, depois da batida do martelo, conquistaram títulos nas pistas Udine Interagro, Alvarado Interagro, Don Juan Interagro e Notória do Mirante, entre outros.

Vários criadores brasileiros também adquiriram animais nos leilões Interagro e os exportaram. Destaque para Rajah Interagro, Radamanthus Interagro, Uísque Interagro, Ubrique Interagro, Secretário Interagro, Tobold Interagro, Zuarte Interagro, Adido Interagro, Magnata Interagro, Zacharias Interagro, Zeloso Interagro e Peregrino Interagro. E a própria Interagro exportou vários animais inscritos nos leilões, após serem oferecidos em primeira mão aos clientes brasileiros, entre eles Umbar Interagro, Ultan Interagro, Xampu Interagro, Acólito Interagro, Zenith Interagro e Aclamado Interagro.

Além do Leilão Coleção Interagro 2013 e do XIII Leilão de Potros Interagro, a Fazenda Interagro também será palco na sexta-feria 30, a partir das 18h00, e no sábado 31, a partir das 07h30, da IV Etapa da Copa ABPSL de Equitação de Trabalho, competição que reúne os melhores atletas da modalidade no País. A prova tem organização da Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

A história de um celeiro da raça
As exuberantes colinas de uma antiga fazenda de café são, hoje, o lar dos mais refinados cavalos Lusitanos do mundo. A Interagro está sediada na região da cidade de Itapira, à uma hora e meia da mais agitada cidade brasileira: São Paulo.
Os 446 hectares de pitoresca zona rural são divididos em piquetes que circundam o centro do Haras onde estão localizadas as instalações: picadeiros coberto e descoberto, pista de Adestramento em medidas oficiais, redondéis, pavilhões de cocheiras, pavilhão de Atrelagens, Centro Veterinário de Reprodução Equina e administração.
Um tour pela fazenda mostra os cavalos agrupados por seções. Em um pasto os potros da desmama são preparados para serem enviados para a fazenda secundária a apenas 15 minutos da principal, onde permanecem até os três anos, retornando para reprodução e desbaste.
As éguas são mantidas em grupos de aproximadamente vinte em cada pasto, assim como os potros e potras. Os garanhões contam com paddocks individuais próximos às cocheiras.
Um cavalo de bom temperamento está no topo da lista de exigências de qualquer aspirante a cavaleiro. Na Interagro isto é algo que a equipe desfruta diariamente.
A importância dada à docilidade dos cavalos Interagro é reflexo da maneira como os funcionários são instruídos a manejar os animais. Impressiona a suavidade e a calma com que se aproximam. Não há alteração de voz ou gestos bruscos no trato. Muitos dos funcionários nasceram no haras, e aprenderam desde muito jovens a filosofia e cuidados com seus pais, tios e avós.
A Interagro é um dos poucos criatórios que mantém suas éguas aposentadas. Hoje, vivem na fazenda as fundadoras da linhagem Interagro Cigana II MLC e Cyclope S.A. (nascidas em maio/1984), Dinastia SS (set/85) e Leoa JNU (abril/92), entre outras.

Interagro em números

– 39 anos de criação do Puro Sangue Lusitano
– 2185 animais com ferro Interagro nascidos até a geração I (2012/2013)
– 620 animais vendidos no Brasil
– 251 animais exportados diretamente, sem contar dezenas de cavalos Interagro exportados por terceiros
– 24 leilões nacionais de animais adultos já realizados
– 7 leilões internacionais, sendo três deles no exterior
– 14 leilões de potros
– 21 capas de revistas Internacionais
– 5 publicações didáticas, em português e inglês, das quais três esgotadas
– Dezenas de cavalos Interagro competindo com sucesso no Brasil e no exterior
– Detentor de todos os títulos de premiação em Morfologia
– Melhor Criador de Puro Sangue Lusitano pela ABPSL 2009/2010

Infraestrutura Interagro

– 446,40 hectares é a área da fazenda
– 2 picadeiros cobertos
– 2 redondeis
– 4 pistas (Adestramento, Atrelagem, Equitação de Trabalho, cavalos novos)
– 6 pavilhões de cocheiras com 110 boxes no total
– 450 animais no plantel atual (sem contar novos nascimentos)
– 108 matrizes até a geração E (ativas na reprodução), 105 potras e 04 aposentadas
– 21 garanhões em atividade
– 9 garanhões criados a campo
– 75 nascimentos por ano/temporada
– 72 piquetes
– 50 hectares de produção de feno
– 36 toneladas de ração/mês
– 11 equitadores
– 2 treinadoras
– 6 tratadores
– 50 funcionários


 Cadastre-se e fique por dentro das novidades e promoções exclusivas a assinantes 

SHARE THIS