Lusitano da Fazendas Interagro dá show na atrelagem

 

Príncipe Harry conduz Semaneiro Interagro & Viajor Interagro

news.h7

Credit: NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images

Em sua chegada à partida de Polo o príncipe Harry chegou ao evento conduzindo a dupla de lusitanos Semaneiro e Viajor Interagro, de propriedade de Sr. Álvaro Coelho da Fonseca, do Haras Larissa.

22967

Credit: PAULO WHITAKER/REUTERS

new_atrelagem

Foto: Julia Wentscher

Inspirada no Concurso Completo de Equitação (CCE), a Atrelagem é uma espécie de “triatlon” que objetiva demonstrar a versatilidade do condutor e cavalo atrelado.

A modalidade, na qual os cavalos Lusitanos conquistaram o Campeonato Mundial na classe ‘four-in-hand’ foi introduzida no Brasil pela Interagro, após estágio realizado pelos seus titulares e funcionários na Coudelaria de Alter, em Portugal, sob a direção do Dr. Luis Lupi. Foram em seguida importados da Alemanha, da famosa indústria Künhle, que fabrica os melhores veículos de competição, cinco carros, sendo um do tipo “Marathon” para provas com obstáculos; dois do tipo “Fun-Line” para passeio e competições menos especializadas e dois “Phaeton” para passeio e competições de ‘dressage’. Salvo o primeiro destinado para provas ‘cross-country’ com tração individual, os demais podem ser utilizados com tração ‘single’, ‘pair’ ou ‘team’, esta última podendo ser com 4 (four-in-hand) ou mais animais. A Interagro já possui ‘teams’ de 4, 6 e 8, estando em vias de atrelar 10 cavalos num mesmo carro.

Os cavalos para atrelagem têm que possuir características próprias, serem fortes, de porte elevado e andamentos progressivos e alongados, com boa suspensão no trote, que é o principal andamento para esse esporte.

new_atrelagem2

Ubu e Urtigão Interagro. Foto: Tupa. Propriedade da Coudelaria Rocas do Vouga

A Interagro vem desde 1998 desenvolvendo uma linhagem de cavalos próprios para a prática da atrelagem, o que implica em inicialmente desbastá-los e posteriormente, quando já perfeitamente equitados, atrelá-los, primeiro individualmente e posteriormente em parelhas. A experiência indica que para conseguir o tipo ideal de atrelagem é necessária a introdução de sangue Andrade ou CN em percentagem não inferior a 50%, obtendo-se assim tanto o porte adequado quanto a extensão de andamentos indispensáveis para a tração.

A Interagro é, no momento, o único criador a treinar a produzir cavalos Lusitanos para esse fim em nosso país.

Além do desbaste e treinamento de equinos, a Interagro também vem ministrando cursos de formação de profissionais para a atrelagem, atendendo assim a uma crescente demanda do mercado, tanto por pessoas especializadas quanto por cavalos já adestrados, prontos para esse fim. No Leilão Top-Interagro, realizado em Agosto de 2002, o ‘record’ de preço foi justamente obtido por uma parelha, Sendeiro Interagro & Sedutor Interagro, adquiridos pelo Haras dos Diamantes, Indaiatuba – SP, novo entusiasta do esporte, que já importou seus carros da Alemanha e teve funcionários treinados na Interagro.

Além do aspecto competição, que envolve maior divulgação e preparo, a grande aceitação que a atrelagem vem tendo nos dias de hoje, em todo o mundo, deve-se ao enorme prazer que proporciona aos seus praticantes, sendo uma forma segura, tranquila e extremamente agradável de lazer para pessoas de todas as idades, não exigindo o mesmo grau de conhecimento e esforço físico da equitação. Presta-se assim, admiravelmente para os criadores e proprietários e respectivas famílias que podem, juntos, desfrutar de uma experiência fascinante. Não há nada mais agradável do que inspecionar éguas e potros no campo a bordo de um desses carros. É o tipo de atividade que quem começa não para jamais.

IMG0632 c

Turambar Interagro (tordilho) e Quebracho Interagro (baio).
Condutor: Fábio Roberto da Silva. Groom: José Pedroso

Por este pioneirismo e pelo crescente interesse pela Atrelagem Esportiva, a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e a Universidade do Cavalo (UC) promoveram, em agosto de 2004, na sede da UC, em Sorocaba, interior paulista o curso “Doma para cavalos de Atrelagem”, ministrado por Antonio Mariano de Souza é condutor-chefe das Fazendas Interagro desde 1988. Antonio Souza estagiou por duas vezes em Portugal: em 1994 com Jorge Souza, e em 1997 fez o curso de Atrelagem na Coudelaria de Alter, centenário reduto do Puro Sangue Lusitano e desta modalidade naquele país e representando as Fazendas Interagro, tem levado a Atrelagem com o Puro Sangue Lusitano em diversos eventos agropecuários, onde se apresenta com 4 animais. É detentor de vários títulos em diferentes edições da Exposição Internacional desta raça.

Parelha_23out_CRH (43)

Xador Interagro e Xilógrafo Interagro

Varvito

Xador Interagro, Xilógrafo Interagro, Solitário Interagro & Varvito Interagro.
Condutor: Antonio Mariano de Souza

Clique aqui para conhecer as parelhas já produzidas pela Interagro.

Vídeo da Copa Marilú de Atrelagem 2008 – Parelhas –
Prova de Maneabilidade – Aberta à todas as raças

Atrelagem no Brasil

As Fazendas Interagro, de Itapira (SP), foram responsáveis pela introdução do puro sangue lusitano na atrelagem no Brasil. A modalidade, inspirada no Concurso Completo de Equitação (CCE), é uma espécie de “triatlon” que tem por objetivo demonstrar a versatilidade do condutor e cavalo atrelados.

Semaneiro&ViajorInteragro_23out_CRH (21)

Semaneiro Interagro & Viajor Interagro. Propriedade do Haras Larissa

Único criador que produz cavalos Lusitanos para Atrelagem no País, a Interagro vem desenvolvendo uma linhagem própria de animais desde 1998. O investimento no esporte passa, ainda, por diferentes fases: desbaste dos animais, equitação e o treino específico, em que os animais são treinados individualmente e, depois, em parelhas.

Atualmente, as Fazendas Interagro possuem ‘teams’ de 4, 6 e 8 cavalos e também promovem cursos para formação de profissionais. Para a prática do esporte foram importados da Alemanha cinco “carros”: um do tipo “Marathon” para provas com obstáculos; dois do tipo “Fun-Line” para passeio e competições menos especializadas, e dois “Phaeton” para passeio e competições de ‘dressage’.

O carro tipo “Marathon” é destinado às provas de ‘cross-country’ e tem tração individual; os outros carros podem ser utilizados com tração ‘single’, ‘pair’ ou ‘team’, esta última podendo ser com quatro ou mais animais.

As Fazendas Interagro participam de eventos especiais ao longo do ano, e já estão entre as principais atrações do Jaguariúna Rodeo Festival e do Concurso de Atrelagem – aberto a todas as raças – que se realiza anualmente no Clube Hípico de Santo Amaro, na Capital paulista, durante a Exposição Internacional do Puro Sangue Lusitano.

Resultado completo Atrelagem – JEM 2006: www.aachen2006.de

Fonte: site POR FORA DAS PISTAS (www.porforadaspistas.com.br)