Flag_of_the_United_States.svg images
 Email: interagro@interagro.com.br
escolhidarc

15 – Escolhida (RC)

Descrição

LOTE 15 – ESCOLHIDA (RC)
Pai: Venturoso III (MV)
Mãe: Xinesa (RC)
Nasc.: 13/fev/1986
Sexo: Fêmea
Sua genealogia, a torna uma fêmea fora de série, classificada com 76,5 pontos em Portugal.

Cheia de Nicola (MAC) cobertura de 03/01/2000

O Arqto. Arsênio Raposo Cordeiro é um criador que certamente dispensa apresentações, assim como sua coudelaria, uma das mais conhecidas e premiadas em Portugal. Resta, pois, apenas a tarefa de relatar a biografia da Escolhida (RC) e as razões que nos levaram a adquirí-la.

Como muitos criadores brasileiros não desconhecem, o garanhão Venturoso III (MV) foi, durante vários anos utilizado pelo Arqto. Arsênio Cordeiro, substituindo o outro Veiga, Palpite (MV) que anteriormente servia na coudelaria. Venturoso III (MV) produziu diversos filhos notáveis, tanto com Arsênio Cordeiro quanto com seu sócio na co-propriedade do cavalo, D. Estevam Lancastre.
Impressionados com a grande qualidade desses animais, resolvemos adquirir outros animais dessa excepcional linhagem, conseguindo trazer para o Brasil, entre outros, os seguintes: Desejosa (RC), Dançarina II (RC), Esplêndida (RC), Fidalga (EL) – Medalha de Ouro em Lisboa; Estupendo (RC) – Reservado Grande Campeão Internacional no Brasil e a Escolhida (RC).
Dessa constelação de estrelas fulgurantes, obtivemos outra plêiade de astros radiosos, com a mesma qualidade das mães. Dentre eles, devemos destacar o fato invulgar de termos selecionado nada menos do que três para servirem como garanhões em nosso plantel: o Morabito do Mirante por Emir II (MV) e Dançarina II (RC); Quantum Interagro por Danúbio III (MV) e Escolhida (RC) e o Quixote Interagro por Danúbio III (MV) e Dançarina II (RC), além de termos incorporado ao plantel feminino, seis belíssimas fêmeas: Modista Interagro por Xique-Xique (CI) e Dançarina II (RC); Ribalta Interagro por Maverick Interagro e Dançarina II (RC); Tafetá Interagro por Visqueiro (CI) e Escolhida (RC); Queixosa Interagro por Legendário do Mirante e Esplêndida (RC); Morgada Interagro por Faisão (CFR) e Fidalga (EL)] e Senhorita Interagro por Faraó (JHC) e Fidalga (EL). Da descendência de machos, dois, Nuno Interagro e Pioneiro Interagro foram exportados para os EUA.
Quanto à genealogia, é imprescindível comentar alguns aspectos que, além da produção própria de elevadíssima qualidade, fazem da Escolhida (RC) uma fêmea fora de série. Ela tem sangue ¾ Veiga, transmitido pelo pai Venturoso III (MV) e pelo avô materno Palpite (MV). Pouco ou nada é preciso comentar sobre os antepassados Veiga da Escolhida (RC), todos de nome e descendências sobejamente conhecidas, principalmente o Venturoso III (MV) importado pela Coudelaria Ilha Verde.
É importante, contudo, atentar para o excelente material genético escondido sob o menos conhecido nome da Pandeireta (MP), responsável pelo quarto sanguíneo restante, égua que se notabilizou pelo número de filhos premiados, sobretudo os de ferro do Dr. Pedro Ferraz da Costa, lembrando-se que uma de suas filhas com o famoso Opus (MV) foi campeã potra em Lisboa.
A Pandeireta (MP) é filha de Incauto, um reprodutor da renomada coudelaria Francisco Ribeiro (FR) e traz, através de sua linha alta, os melhores sangues de ancestrais andaluzes das famosas coudelarias Dominguez Hermanos (DH), D. Manuel Romero Benitez (MRB) e D. Antonio Perez Tinao (APT). Pela linha baixa, o Incauto (FR) traz os sangues da coudelaria de D. Francisco Chica de Navarro (FCN) e de Alter Real (AR).
A mãe da Pandeireta (MP), a Lagarta (MP) vem do criatório de João Sabino Caldas (JSC), uma das mais antigas coudelarias de Portugal e descende de Lépido (CN) e Hucharia (CN), mais uma vez injetando a qualidade genética das coudelarias Dominguez Hermanos (DH), D. Manuel Romero Benitez (MRB) e D. Antonio Perez Tinao (APT).
Tudo isto resumido em números, nos indica que a Escolhida (RC) tem 75% de sangue Veiga, 14,84375% do grupo andaluz (DH, MRB, APT, FCN), 3,1255 AR e 6,25% JSC. Não seria um exagero classificar a Escolhida (RC) como uma égua de sangue 90% Veiga/Andrade, visto ser o contingente sanguíneo andaluz exatamente o mesmo da base dos Andrades, estando os 10% restantes repartidos entre uma pitada de AR e 1/16 da muito antiga Coudelaria JSC. Em resumo uma fantástica carga genética. Classificada com 76.5 pontos em Portugal
Escolhida (RC) e Dançarina (RC) são irmãs completas, filhas de Venturoso III (MV) com Xinesa (RC). Xinesa (RC) é filha da fabulosa Pandeireta (MP) uma das mais importantes fêmeas da raça PSL.

Vida reprodutiva:

1990 – Marrakesh do Mirante
1992 – Macho, falecido, letra “M Interagro”
1993 – Navarro Interagro – vendido (BRA) no XII Leilão Top Interagro – 2000
1996 – Quantum Interagro – vendido (BRA)
1998 – Saltimbanco Interagro – vendido (BRA) no Leilão Top Coleção Interagro 2002. Premiado no Adestramento
1999 – Tafetá Interagro

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “15 – Escolhida (RC)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *