fbpx
Flag_of_the_United_States.svg images
 Email: interagro@interagro.com.br
Padrão

Lisboa (JNU)

Descrição

Pai: Requinte (BN)
Mãe: Alvorada (JNU)
Pelagem: Castanha
Nasc.: 20/abr/1992
REG.: 432-FI
Sexo: Fêmea (aprovada pelo Stud Book com 74 pontos)
Criador: JOSE DE BARAHONA NUNCIO (Portugal)
Óbito: 16/jun/2012

Lisboa (JNU) é de criação da Coudelaria Núncio, fundada pelo mais famoso toureiro português, João Núncio, o Califa de Alcácer. A Interagro é a única Coudelaria que possui éguas dessa nobre e procurada origem.

Comentar um pedigree Núncio é tarefa das mais simples, pois, todos esses fabulosos animais descendem de apenas três antepassados: o garanhão Sultão I (MV) e duas éguas, Mimosa (MV) e Sereia (MV). Dessa tríade de excepcionais antepassados, vieram ao mundo cavalos extraordinários e famosos no toureio e como reprodutores, tais como o Zamorim (BN) [filho de Sultão I (MV) com Mimosa (MV)]; o Requinte (BN) [filho de Zamorin (BN) com Interesseira (BN), sendo esta filha de Sultão I (MV) com Sereia (MV)] e o Cantor (BN) [filho do Requinte (BN) com sua irmã Preciosa, também filha do Zamorim (BN) com uma égua filha de Sultão I (MV) com Sereia (MV)]. Em suma, tudo leva aos três nomes acima indicados: Sultão, Mimosa e Sereia.

Pelas razões que emergem claramente da descrição supra, a linhagem Núncio é talvez, a mais consangüinea dentre todas as coudelarias de Puro Sangue Lusitano. Os cavalos Núncio tem um potencial genético fortíssimo em função da elevadíssima concentração sanguínea, de altíssima qualidade, sem paralelo em qualquer outra linhagem. É necessário também aduzir, para dar um quadro completo da situação, que os reprodutores Núncio foram todos eles selecionados pelo próprio João Núncio, o Califa de Alcácer, o mas famoso toureiro português de todos os tempos. Casa-se assim, genética com funcionalidade, ambos no mais refinado grau de seleção. Isto faz com que a introdução do sangue Núncio em outras linhagens, provoque um choque genético altamente melhorador.

Progênie:

1994 – Opíparo Interagro
1995 – Pigmalion Interagro
2000 – Urbico Interagro
2002 – Xila Interagro
2004 – Zagal Interagro  – vendido (BRA) no V Leilão de Potros Interagro – 2004
2004 – Altamira Interagro
2005 – Borrasca Interagro
2006 – Ceres Interagro
2007 – Destemido Interagro  – vendido (BRA) no IX Leilão de Potros Interagro – 2008
2008 – Euro Interagro – vendido (BRA) no Leilão Coleção Interagro 2013. Premiado no Adestramento Clássico
2009 – Fantoche Interagro
2011 – Haste Interagro

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Lisboa (JNU)”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *