ZepelimInteragro_PiaAragao_Odesur2014-0769

ABPSL: SÓ DEU BRASIL NO ADESTRAMENTO NOS JOGOS SUL-AMERICANOS

ZepelimInteragro_PiaAragao_Odesur2014-0769

12/03/2014 – ABPSL: SÓ DEU BRASIL NO ADESTRAMENTO NOS JOGOS SUL-AMERICANOS

Bastaram três dias de competições de Dressage nos Jogos Sul-Americanos, no Chile, para que o Brasil se consolidasse como a grande potência da modalidade no Continente. E o Puro Sangue Lusitano teve papel fundamental neste avanço.
Na 10ª edição dos Jogos, que se realizam a cada quatro anos, a equipe brasileira de Dressage conquistou sete das nove medalhas: Três ouros, duas pratas e dois bronzes. O palco das disputas foi a pista da Escuela de Equitación Granaderos de Quilhota, na região de Valparaíso.
No time formado por quatro conjuntos, três são com cavalos Lusitanos: João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais, João Paulo dos Santos com Veleiro do Top e Pia Aragão com Zepelim Interagro. Fechou o time Leandro Aparecido da Silva montando o Oldenburg Di Caprio.

Equipe dourada

Da esquerda para direita: Pia Aragão com o PSL Zepelim Interagro, João Paulo dos Santos com o PSL Veleiro do Top, Leandro Aparecido da Silva com Di Caprio e João Victor Marcari Oliva com o PSL Xamã dos Pinhais (Foto: Interagro Lusitanos/Cedida)

A estreia do Brasil nos Jogos Sul-Americanos aconteceu na manhã de sábado (8/3), e não podia ser melhor. Em dia de definição do pódio por equipe e, de quebra, uma vaga para o País nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, a equipe faturou a medalha de ouro com média final de 68,729%. A Argentina levou a Prata com média de 65,804% e o Chile o Bronze com 64,704%.
Os quatro atletas brasileiros abriram a competição com a prova São Jorge, liderando o ranking até o último competidor entrar em pista. O campeão da prova foi o cavaleiro olímpico e panamericano Leandro Aparecido da Silva montando Di Caprio que obteve a média final de 69,770%. João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais fechou com 67,665%. João Paulo dos Santos com Veleiro do Top marcou 67,402%, e a amazona panamericana Pia Aragão com Zepelim Interagro 66,513%. Os “xarás” João Victor e João Paulo estrearam na equipe brasileira.
No domingo (9/3), na Intermediária, prova classificatória para o Freestyle, a grande final individual, o pódio foi todo do Brasil. E a disputa também teve medalhas.
Leandro Aparecido da Silva montando Di Caprio mais uma vez foi o destaque da competição ao vencer e faturar o ouro com a excelente média final de 70,132%. A prata ficou para o caçula do time, João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais e média final de 67,632%. João Paulo dos Santos com Veleiro do Top ficou em terceiro lugar com 67,533%. A amazona Pia Aragão ficou em 7º lugar com média final de 64,112%.

Só deu Brasil no pódio individual
O último desafio da Dressage aconteceu na terça-feira (11/3). O Freestyle – prova com coreografia livre e música – definiu o quadro de medalhas individuais.
O Ouro foi conquistado por João Victor Marcari Oliva e seu Lusitano Xamã dos Pinhais. O caçula da equipe com 18 anos fez uma bonita e correta apresentação, alcançando 70,781% na nota final, a maior de toda a competição. Xamã dos Pinhais é de criação da Coudelaria Alegria dos Pinhais, de Luis Ermírio Moraes, e propriedade da Coudelaria Ilha Verde, de Victor Oliva. Atleta do Ilha Verde Team, João Victor Marcari Oliva foi eleito, ainda, o melhor cavaleiro de Dressage da competição.
“É a maior alegria que um atleta pode ter! Minha primeira competição internacional defendendo o Brasil e estou voltando para casa com três medalhas (dois ouros e uma prata). Essa conquista é de toda a equipe que foi muito unida e parceira, todos se esforçaram para chegar aqui. A minha motivação para continuar nessa carreira só aumentou e vou continuar trabalhando duro para tentar mais pódios para o Brasil”, disse o filho do criador Victor Oliva e da também atleta Hortência Marcari, campeã mundial, medalhista olímpica e panamericana e eterna “rainha” do basquete, fonte de inspiração para o filho.

João Paulo dos Santos e Veleiro do Top: Medalha de Prata Individual. (Foto: Interagro Lusitanos)

A medalha de Prata também foi do Lusitano na performance de João Paulo dos Santos montando Veleiro do Top, com média final de 68,938%. Veleiro do Top é criação da Top Agropecuária, de Tonico Pereira, e propriedade da Fazenda Sasa, de José Francisco Brito Eusébio.

Leandro Aparecido da Silva e Di Caprio: Medalha de Bronze Individual. (Foto: Interagro Lusitanos)
O Bronze foi conquistado por Leandro Aparecido da Silva montando o Olderburg Di Caprio com média final de 68281%.

Pia Aragão e Zepelim Interagro: 6º lugar no ranking individual. (Foto: Interagro Lusitanos)
Pia Aragão com o Lusitano Zepelim Interagro fechou a participação do Time Brasil de Dressage nos Jogos Sul-Americanos em 6º lugar com média final de 65,750%.
“Esse é um resultado fantástico para o nosso esporte. Toda a equipe da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) está de parabéns, seria injusto citar nomes porque essas conquistas são fruto de um trabalho feito em equipe. Quando assumimos a CBH tínhamos como um dos nossos projetos fortalecer a parte técnica das modalidades e temos a prova de que estamos no caminho certo. Não podemos deixar de agradecer principalmente ao Comitê Olímpico Brasileiro e ao Ministério do Esporte, nossos grandes parceiros nessa jornada, pela confiança no nosso projeto. O planejamento para a preparação.


Receba as notícias da Interagro em primeira mão e desfrute de descontos exclusivos tornando-se Membro VIP

SHARE THIS