Tiago Ernesto & Hectar Interagro/Foto: Patricia Ernesto

Adestramento Brasil: Tiago Ernesto avança Hectar Interagro em medium tour e crava 71,063% com Hobbit Interagro no GPF

Tiago Ernesto & Hectar Interagro/Foto: Patricia Ernesto

15/3/25 – Adestramento Brasil: Tiago Ernesto avança Hectar Interagro em medium tour e crava 71,063% com Hobbit Interagro no GPF

 

Em mais uma temporada de competições na Flórida, o cavaleiro português radicado dos Estados Unidos Tiago Ernesto avança o trabalho com lusitanos Interagro. Neste fim de semana, ele pontuou 71,063% na estreia de Hobbit Interagro no grande prêmio estilo livre com música e avançou com Hectar Interagro (foto que abre a matéria) em medium tour durante a décima semana do Global Dressage Festival (AGDF) em Wellington.

Além de Hobbit, que é de propriedade de uma cliente sua, e Hectar Interagro, também conta com Quercy Interagro, que chegou em dezembro e poucas semanas depois estreou na elementar com o objetivo de ganhar experiência para ser comercializado no futuro. Ao Adestramento Brasil, a Interagro ressaltou que “ele rapidamente superou as expectativas, o que nos fez repensar o quando vendê-lo uma vez”.

Já o Hectar Interagro, depois de uma temporada em small tour, cuja estreia ocorreu nesta mesma época no ano passado (confira matéria aqui), continua seu treinamento e tem a meta de competir no nível de grande prêmio. “Durante este período, estamos a tirar proveito de provas nacionais no nível medium tour onde já bateu a barreira dos 70%”, contou Tiago.

Tiago Ernesto se apresentando com Quercy Interagro
Tiago Ernesto se apresentando com Quercy Interagro/Foto Patricia Ernesto

Longa data
A Interagro marca presença há anos nas competições na Flórida durante a temporada de inverno dos Estados Unidos. O haras começou levando cavalos temporariamente sob responsabilidade da Pia Aragão. Os primeiros a competir foram o Nirvana Interagro e o Tufão Interagro e, em anos seguintes, Vade-mecum Interagro — que acabou sendo vendido lá mesmo e, até o ano passado ainda competia, aos mais de 20 anos com juniores —, Baldor Interagro, em 2015; Zepelim Interagro em 2011 e 2018 e Fellini Interagro em 2018.

Em 2022, a Interagro passou a mandar cavalos para treinamento com Tiago Ernesto, na época, baseado no Texas. Ernesto foi aluno do também português Jorge Sousa, treinador, consultor há mais de 25 anos do haras e é conhecedor raça puro sangue lusitano. Uma curiosidade é que Ernesto ele desbastou o Viheste (AR) quando estagiava na Coudelaria de Alter e, hoje, monta seu filho Luca Interagro e seu neto Quercy Interagro.

Os primeiros cavalos Interagro sob treinamento do Tiago Ernesto nos EUA foram Proust Interagro (vendido para o Canadá), Empreiteiro Interagro (vendido para a Virgínia, EUA) e Hectar Interagro seu cavalo de provas.

Em seguida, embarcaram Paragon Interagro e Platão Interagro (vendidos para Ocala, EUA, em parceria com a treinadora Tyra Vernon) e os garanhões Oman Interagro e Luca Interagro — esses últimos com o objetivo de congelar sêmen nos Estados Unidos e o haras não descarta a possibilidade de levá-los a provas.

Os últimos cavalos a chegar, em dezembro último, foram Quercus Interagro, filho do Zepelim e vendido pelo Tiago Ernesto para o Wyoming; Quercy Interagro, filho do Luca e com objetivo de competir, e o garanhão Lavagante Interagro, que também irá congelar sêmen e está em treinamento com a Tyra Vernon em Ocala, na Flórida.

Em 2025, por mais um ano, a Interagro marcou presença na temporada da Flórida. O haras destaca que os resultados têm sido muito satisfatórios, tanto na promoção da raça quanto em resultados. Como exemplo, citou o Platão, que chegou bem cru e se destacou competindo na média 2 e o Hectar, que obteve resultados na USDF.

Platão competiu de 2022 no Texas a 2024 na Flórida e foi vendido em novembro último, antes do início da temporada. Hectar e Quercy estão atualmente competindo e os garanhões Luca e Oman, em treinamento e congelamento de sêmen.

Localização-chave— Como Tiago Ernesto está baseado em Wellington/Loxahatche, a localização facilita o trânsito com vários cavalos que podem ir e voltar no mesmo dia para provas nacionais. Em 15 a 20 minutos de trailer, é possível chegar às instalações das competições White Fences (Loxahatchee) ou Global (Wellington).

O haras destaca ainda que, como tudo é muito organizado e fácil, consegue-se empistar um cavalo novo em poucas semanas, além de mostrá-los em uma vitrine internacional, com uma grande variedade de juízes e público.

Ernesto passou o verão americano de 2023 no Colorado com a Adrienne Lyle, que estava grávida na época — uma temporada de aprendizado e ensinamentos para Platão, Paragon, Luca, Oman e Hectar, todos do ferro Interagro.

Fotos cedidas pelo atleta. Crédito: Patricia Ernesto


Faça parte do grupo de Membros VIP da Interagro e tenha acesso prioritário às novidades, além de descontos exclusivos

SHARE THIS