03/09/2013 – Brasil Hipismo: Os vencedores da IV Copa ABPSL de Equitação de Trabalho
O detalhe foi fundamental para definição dos pódios da IV Etapa da Copa ABPSL de Equitação de Trabalho. A disputa, que movimentou as pistas da Fazenda Interagro, em Itapira (SP), na noite de sexta-feira 30, e na manhã e noite do sábado 31, contou com a participação de 31 conjuntos de seis das sete equipes que buscam o título da temporada. A soma dos pontos das fases de Ensino (Adestramento), Maneabilidade, Velocidade e a prova da Vaca definiu o pódio das equipes; já o pódio individual das quatro categorias não contou com o resultado da prova da Vaca.
Pódio por Equipe
Somando 32 pontos, a equipe Preta venceu pela terceira vez na Copa ABPSL de Equitação de Trabalho e já garantiu sua participação na Final, que acontece durante a 32ª Expo Internacional do Puro Sangue Lusitano, entre 17 e 20 de outubro, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP). O time vencedor representa o Haras da Prata e é formada por Fábio Rogério Lombardo/Absinto da Prata (categoria Aberta), Fábio Rogério Lombardo Junior/Único HS (Principal), Marco Vilela/Dandi da Prata (Amador) e Ítalo Manoel da Costa/Argou da Prata (sub-19).
Subiram também no pódio o time Amarelo, formado por cavaleiros do Haras do Sonho e Coudelaria do Castanheiro, que assegurou a faixa de vice-campeã com 27 pontos; e a equipe Vermelha, formada por atletas do Haras Vila do Retiro e Central Equina de Reprodução (CER), terceira colocada com 21 pontos.
Por provas, a equipe Amarela foi a que melhor desempenho apresentou no Ensino (Adestramento) e na Maneabilidade, enquanto a equipe Preta foi o destaque nas provas de Velocidade e da Vaca.
Pódio Individual
Sub-19 – Com participação de seis conjuntos, o campeão foi Jean Carlos de Oliveira montando Cisne S.A. Cavaleiro da equipe Laranja, ele somou 23 pontos, apresentando o seu melhor resultado (9 pontos) na fase de Ensino. A faixa de vice-campeão ficou com Carlos Eduardo de Oliveira com América IGS, equipe Amarela, com 17 pontos, e melhor desempenho na Maneabilidade (9). O terceiro colocado foi Ítalo Manoel da Costa/Anjou da Prata, da equipe Preta, que também somou 17 pontos, mas o melhor resultado (7) na prova de Ensino.
Amador – A categoria contou com seis inscritos, com vitória de Adriano Soares montando Bethoven do Castanheiro, da equipe Amarela, com 23 pontos. O conjunto obteve 9 pontos nas provas de Ensino e Maneabilidade, e 5 na Velocidade. Marco Vilella Junior com Dandi da Prata somou 21 pontos e o segundo lugar na classificação, com destaque para os 9 pontos obtidos na prova de Velocidade. O pódio se completou com Milena Daoleo e Zíngaro Interagro, da equipe Turquesa, que somou 15 pontos.
Aberta – Na categoria mais concorrida, com 13 inscritos, o campeão mundial da modalidade Fabio Lombardo, representando a equipe Preta, foi o campeão com 20 pontos. Montando Absinto da Prata, seu melhor desempenho foi na prova de Velocidade. A faixa de vice ficou com Almir Marinho/Centaurus dos Sonhos, da equipe Amarela, que somou 16 pontos e a melhor nota no Ensino (9). O terceiro lugar no pódio foi ocupado por Victor Ávila, da equipe Vermelha, que montando Nilo VO também somou 16 pontos, tendo 7 no Ensino como melhor nota.
Principal – Com nota máxima no Ensino e na Maneabilidade (9), Fabio Rogério Lombardo Junior montando Único HS, da equipe Preta, somou 23 pontos e foi o vencedor da categoria mais exigente. No Ensino e na Maneabilidade o jovem talento conquistou nota 9. A regularidade de Luciano dos Anjos montando Ulisses do castanheiro nas três provas, onde obteve 7 pontos em cada, garantiu a faixa de vice-campeão para o cavaleiro da equipe Amarela. Em terceiro lugar se posicionou Luan Carlos Brito montando Xaveco Interagro com 18 pontos. O conjunto, que compete apenas no individual, apresentou melhor nota (9) na prova de Velocidade.
Os melhores na final
A Associação Brasileira de Criadores do Puro Sangue Lusitano (ABPSL) está finalizando o ranking e anuncia neste início de semana as quatro equipes e os quatro conjuntos de cada categoria que carimbaram o passaporte para a Final da Copa ABPSL de Equitação de Trabalho que acontece durante a 32ª Expo Internacional da raça, entre 17 e 20 de outubro, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP).
Fonte: Rute Araujo ; fotos de Ney Messi/Divulgação ABPSL
Receba as novidades da Interagro em primeira mão e tenha acesso a descontos exclusivos tornando-se Membro VIP