Depoimento do Dr. José Fernando Scarelli, proprietário do Haras Andaluzia

Mandame Interagro

Meu nome é José Fernando Scarelli Lopes,  sou um apaixonando pelos cavalos em especial os Cavalos Lusitanos. Minha história com cavalos remonta da época de infância. Meus avós ligados a plantação de café e proprietários de um pequeno sítio no interior de São Paulo contribuíram para esse fascínio. Justamente, nessa época de infância, tive contato com os cavalos do sítio que trabalhavam arduamente na lida diária com a produção de café. Em especial, um cavalo de pelagem pampa, chamado Marcante, com um andar de marcha me chamou a atenção. Passei, no entanto, intitulá-lo como “meu”. Nesse momento, desperta o sonho de um dia ter uma criação de cavalos. Se tratava, apenas, de um sonho de criança que mais tarde se tornou realidade. Posso afirmar com certeza, que muitas horas de leitura seriam necessárias para escrever todos os capítulos desse sonho, que tiveram diversas fases durante o período de minha vida.

O tempo foi passando e o sonho, ainda, que longe de se tornar realidade não era esquecido.

Até que eu belo dia, assim podemos chamar, tive o prazer de conhecer durante uma apresentação de cavalos, os magníficos cavalos Lusitanos e algo diferente me chamou atenção. Que lindas crinas possuíam, um andar ímpar, um olhar diferente e um brio que jamais tinha visto em um cavalo. Pensei, então, nesse momento, que esse seria o cavalo que eu tinha guardado em meus sonhos desde criança.

Foi um processo longo, pois nesse meio tempo me graduei em odontologia, fiz carreira no ensino ligado a odontologia e pude realizar a construção de minha propriedade na cidade de Bauru, chamado Haras Andaluzia. Foi mais que um sonho…uma superação!

O nome Andaluzia, surgiu em referência dada na época aos cavalos Lusitanos e Espanhóis e, também, do fato de meus avós paternos terem vindo da região da Andaluzia na Espanha.

Surge em meados de 2001 a compra do primeiro cavalo, um cavalo da Pura Raça Espanhola de propriedade do Dr. Ênio Monte. Lá, posso afirmar, que aprendi sobre a raça Espanhola e Lusitana. Como tive contato em primeira mão com um cavalo Espanhol, chamado Pradero Itapuã iniciei, posteriormente, a compra de algumas éguas Espanholas e iniciei uma pequena criação.

Até que um dia conheci no haras de um amigo chamado Alfredo Martins criador de lusitanos, o meu grande e melhor cavalo “TEMIDO INTERAGRO”. Um animal de temperamento único e de rara beleza. Filho do Legendário do Mirante e da Morgada (MAC) que vem de ícones do Lusitano no mundo, como Novilheiro e Distinto. À partir desse momento, o prazer em montar um cavalo de sela manso, bonito surgiu em minha vida. Passei a conhecer os famosos cavalos criados pela Interagro. Fiz questão de me aprofundar na criação Interagro, fui conhecer de perto a fazenda e constatar o patrimônio genético que lá constava, além de ser uma das maiores criações de cavalos Lusitanos do mundo. Que passeio incrível, onde pude conhecer os vastos pastos onde lá estavam o que há de melhor em cavalos Lusitanos. Passei a frequentar os Leilões e adquiri Hippie Interagro, Maestro Interagro, Madame Interagro, Numídia Interagro, Orage Interagro e recentemente a Réplica Interagro.

Motivos não faltavam em adquirir tais animais, como linhagens das mais nobres do mundo, criação e instalações impecáveis dignas dos maiores criadores do Mundo.

Hoje, meu filho Leandro Scarelli, se apaixonou pelos mundo dos cavalos e faz uma bela parceria com uma égua jovem de coração grandioso. Uma égua preta de porte avantajado que se deixa montar por uma criança de 12 anos, onde trilham um linda história pela frente.

Não nos esquecendo dos demais animais adquiridos que estão, já, iniciando sua contribuição em minha criação, como Numídia Interagro para a reproduação, uma bela égua filha do Perdigueiro MAC e Beluga Interagro por Nordeste SS, animais de genealogia incontestáveis na história da criação de Lusitanos e o belo Orage Interagro um filho de Zíngaro Interagro x Freda Interagro que se trata de uma égua 100% linhagem Veiga que se mostrando um excelente cavalo de sela, com muita concentração, ritmo e docilidade.

Posso afirmar, que muito enaltece minha criação os animais Interagro pela docilidade, genealogia que apresentam seus animais e encantam toda minha família.

Para encerar, não poderia ser de forma diferente…O Temido Interagro, sim o Temido Interagro, continua a ser montado por meu pai, Gregório Lopes, o grande responsável por esse sonho, montado por mim e Leandro. Vem portanto, ensinando gerações e nos encantando com sua beleza e docilidade, se mostrando um grande amigo até os dias de hoje contribuindo, contudo, para a formação do plantel haras Andaluzia.

📷: Haras Andaluzia (Facebook & Instagram)

Réplica Interagro

Réplica Interagro

Orage Interagro

Orage Interagro

Temido Interagro

Temido Interagro

Mandame Interagro

Madame Interagro

Mandame Interagro

Madame Interagro

Mandame Interagro

Madame Interagro

Numidia Interagro

Numidia Interagro

SHARE THIS