Descrição
Pai: Xique-Xique (CI)
Mãe: Gavial (SA)
Pelagem: Tordilha
Nasc.: 01/nov/1994
REG.: 1115-FN
Sexo: Fêmea (aprovada pelo Stud Book com 75 pontos)
Obito: 21/jul/2024
Grande Campeã Nacional, Campeã Potra 2 anos e Reservada Grande Campeã Internacional da Exposição Internacional de São Paulo em 1997.
Aposentada em 2018 após deixar inúmeros produtos de grande qualidade e importância em nosso programa genético, Olímpia é a mãe dos conhecidos e premiados irmãos plenos Zíngaro Interagro, Bruxo Interagro e Escoteiro Interagro, além das fêmeas Catimbeira Interagro e Marinheira II Interagro. Dentre suas filhas, duas já falecidas foram usadas em nosso plantel: a Volúvel Interagro por Quixote Interagro e a lindíssima tordilha de 77 pontos Catimbeira, por Perdigueiro (MAC). Seguem a missão da grande Olímpia as matrizes Acintosa Interagro, Gladys Interagro, Harpia Interagro, Lesbos Interagro e Marinheira II Interagro, todas aprovadas acima dos 70 pontos.
No pedigree da Olímpia Interagro estão muito bem representadas as mais importantes linhagens da raça e os grandes nomes que compõem a Linhagem Interagro: Xique-Xique (CI), Yacht (SA) e as ascendências Laranja I (MV), Caminheira (MV), Olivença (RA) e Utica (RA).
A Mãe da Olímpia Interagro, a excepcional Gavial (SA), uma das melhores filhas do Yacht (SA), tem uma interessante história reprodutiva; deu-nos a Olímpia Interagro, que foi a Grande Campeã Nacional e Reservada Grande Campeã Internacional da Exposição Internacional de São Paulo em 1997. Após o nascimento da Olímpia Interagro, a Gavial (SA) viveu um período de infelicidades com a perda de dois outros filhos extraordinários: o Prometheu Interagro com Xique-Xique (CI) e a Quimera Interagro com Danúbio III (MV). Por fim, teve seu último filho, o Século V Interagro, belíssimo cavalo que celebra o nascimento do 500° Lusitano do ferro Interagro.
Seu pai, Xique-Xique (CI), nascido em 1980, na notável Coudelaria Quina extinta após a Revolução de 1974, foi selecionado pelo Dr. Guilherme Borba como o garanhão a ser usado nas éguas Quina que ficaram sob a guarda do Sr. Alfredo Conde. A situação política e econômica de Portugal após a Revolução não era favorável à criação de cavalos. As dificuldades sofridas por diversos criadores portugueses tornou forçosa a venda de muitos extraordinários animais e o Xique-Xique não foi uma exceção; passou de mão em mão até chegar à família Barata Freixo (BF) que o cedeu à Interagro em 1988 onde foi durante oito anos – de 1989 a 1996 – o garanhão-chefe da casa. Produziu uma centena de filhos extraordinários que muito cedo mostraram seu valor nas competições de ‘dressage’ e outras. O sangue do Xique-Xique flui em praticamente todos os cavalos Interagro. O mais importante testemunho da importância do Xique-Xique é dado pelo número de filhos seus que se tornaram muito bem sucedidos garanhões oficiais da Interagro: Noblíssimo, Quínio, Quinárius , Olorin Interagro e Maverick Interagro; 26 de suas filhas foram incorporadas ao grupo de matrizes oficiais da Interagro, sendo assim, enorme a participação do Xique-Xique na formação do cavalo Interagro.
Progênie:
1998 – Stradivárius Interagro
1999 – Trapalhona Interagro
2000 – Uriana Interagro
2001 – Volúvel Interagro
2002 – Xévora Interagro
2003 – Zíngaro Interagro – Top Ten na 2ª Categoria (Machos 2 anos) na 25ª Exposição Internacional do Cavalo PSL (Maio/2006). Premiado no Adestramento.
2004 – Acintosa Interagro
2005 – Bruxo Interagro – vendido (BRA). Premiado na Morfologia e no Adestramento Clássico.
2006 – Catimbeira Interagro
2007 – Descobridor Interagro
2008 – Escoteiro Interagro – vendido (BRA) no X Leilão de Potros Interagro – 2009. Premiado em Morfologia e Adestramento Clássico
2009 – Feitor Interagro – vendido (BRA). Campeão Potro do Futuro (nov/2010), premiado na Equitação de Trabalho e no Adestramento
2010 – Gladys Interagro
2011 – Harpía Intergaro
2012 – Iambe Interagro
2012 – Inachus Interagro
2013 – Jupiter Interagro
2014 – Lesbos Interagro
2015 – Marinheira II Interagro
2016 – Novidadeira Interagro
2018 – Perigosa Interagro