Descrição
Pai: Oscar Interagro
Mãe: Chulapa Interagro
Pelagem: Preta
Nasc.: 15/set/2022
Altura em 10/2025: 1,56 m/ 15.1 hh
REG.: 8972 – MN
Sexo: Macho (inteiro)
Piroplasmose negativo em 17/out/2025
Em baia desde 30/set/2025
Tiziu é muito bem-feito, compacto, redondo, possui bons membros, cabeça e pescoço muito típicos da raça. Seus andamentos são superiores, com bom passo, bom trote, muito boa suspensão, bom equilíbrio no galope, liberdade de espáduas e boa mecânica de posterior. Além de muita classe, Tiziu tem boa garupa e boa espádua.
Sua mãe é a Chulapa Interagro, belíssima reprodutora preta, irmã plena da Beluga Interagro. Chulapa deixou três filhas em nosso plantel: a Hecatombe (por Bruxo Interagro), a Jamaica (por Zíngaro Interagro) e a Macumbeira (por Perdigueiro MAC). Filha do Nordeste (SS) com a Vedete Interagro por Visqueiro (CI) e Morgada (MAC). Tem assim um pedigree muito interessante com as linhagens Quina (CI) e Coimbra (MAC), com consanguinidade Quina (CI) pela Xaqueca (CI), mãe do Nordeste (SS) e o Visqueiro (CI), todas elas linhas muito funcionais.
Seu pai é o saudoso, carismático e talentoso Oscar Interagro, garanhão negro aprovado com 75,50 pontos em setembro de 2021 com apenas 8 meses e meio de doma. Oscar tinha excelentes andamentos e era muito cooperativo, predicados que lhe garantiram a estreia no Adestramento Clássico com 79% seguido de 80% em sua segunda prova. Oscar é da primeira geração de produtos montados do Fellini Interagro resultado do cruzamento das duas linhagens de maior êxito no programa genético da Interagro. O multipremiado Nirvana Interagro foi o primeiro Lusitano de criação nacional a ser selecionado para os Jogos Pan-americanos. Seguindo os passos de seu pai, Nirvana, o Fellini foi Campeão Brasileiro e Paulista de Adestramento em 2016 (Cavalos Novos 6 Anos), além da montaria responsável pelos prêmios Brasil Hipismo de Pia Aragão nos anos de 2016 e 2017 nas Séries Cavalos Novos 6 e 7 anos respectivamente. Oscar é filho da Bali Comando SN, égua de grandes dimensões e ótima movimentação, sempre coberta por garanhões comprovadamente funcionais e de ótimo temperamento como Querer Interagro (premiado no Adestramento), Faraó (JHC), Baliel Interagro (premiado em Morfologia, Adestramento Clássico e Equitação de Trabalho), Samba (SS), Viheste (AR), Zíngaro Interagro e Fellini Interagro.
Pássaro pequeno, bem preto, que pula nas pontas dos galhos, enquanto canta o som característico que deu o seu nome; também conhecido como Chico Preto, Jacarina, Pinéu, Tizio, Alfaiate, Veludinho, Serrador, Tiá-Tiá Preto, dentre muitos. Esta espécie de pássaro é encontrada aos pares em áreas abertas, capinzais, parques, jardins, savanas, campos, capoeiras, campos cultivados, beira dos brejos e perto de habitações. Está presente em todo o Brasil e em todos os países da América do Sul, no México e no Panamá.
Ele tem cerca de 12 centímetros de comprimento e pesa cerca de 100 gramas. Esta espécie é sexualmente dismórfica, ou seja, os machos são diferentes de fêmeas. O macho é todo preto com um brilho azul-metálico, exceto por uma pequena mancha branca nas partes subaxilares. O macho muda a plumagem 2 vezes ao ano. A 1ª ocorre após a época de reprodução, quando ele perde a plumagem preta azulada da cabeça, do dorso e do peito e torna-se pardo, assim como a fêmea.



























