Linhagem Interagro
As linhagens presentes na criação Interagro são as seguintes:
Andrade
Coudelaria Nacional
Veiga
Outras linhagens
Andrade – Interagro
A Interagro adquiriu em 1992 o famoso garanhão Yacht (SA), filho de Martini e duas vezes neto de Príncipe VIII, garanhão formador da Coudelaria Andrade. Yacht foi um reprodutor provado em Portugal onde serviu em algumas das principais Coudelarias, como Andrade, Veiga, Campilho, deixando lá mais de uma centena de filhos, muitos deles premiados. É pai de animais conhecidos como Dragão (SA), Ícaro (SA), Gavial (SA) – que foram exportados para o Brasil.
A Interagro importou também 15 fêmeas Andrade e a partir de ano hípico 1994/95 passou a produzir animais com 100% de sangue dessa importante linhagem; entre os quais Querer Interagro e o Campeão de Adestramento Clássico pelo Ranking Federação Paulista de HipismoObtuso Interagro, exportado pra os EUA em 2002.
Veiga – Interagro
Xique-Xique (CI) – ferro Quina, filho de Quieto (CI) e Nieta (CI). É hoje considerado como um dos garanhões mais importantes da raça, mercê dos filhos de extraordinária beleza e funcionalidade que produziu.
Emir II (MV)
EMIR II (MV) – ferro Veiga, filho de Universo (MV) e Laranja II (MV) foi adquirido diretamente da Coudelaria Veiga em Portugal. Tanto pela linha paterna quanto materna, traz o que há de mais típico e representativo do sangue Veiga. Foi adquirido em 2003 pelo Haras Quintana de Holambra/SP, Brasil.
UFANO II (MV) – A Interagro conseguiu trazê-lo de Portugal depois que o filho do mundialmente renomado toureiro Manuel Núncio, Manuel Jr, concordou em vendê-lo sabendo que pela dedicação da Interagro à linhagem Veiga esta linha seria aqui preservada. Provavelmente o garanhão de maior importância histórica já importado.
VISQUEIRO (CI) – Reprodutor de sangue 100% Veiga, da famosa Coudelaria Quina, extinta na Revolução de 1974 é considerado juntamente com seu irmão completo Xique-Xique (CI) como um dos melhores reprodutores da raça. Antes de vir para o Brasil, foi utilizado pela Coudelaria de Francisco Van Zeller Pereira Palha (FPP), (Nico Palha). Importado pela Top-Agropecuária, foi cedido para a Interagro em 1999.
DANÚBIO III (MV) – Nascido em 08/01/85, foi um dos mais importantes e famosos garanhões Lusitanos de todos os tempos. Campeão dos Campeões em Portugal no ano de 1988. Muito utilizado pelos criadores portugueses gerou uma quantidade de filhos premiados em Portugal, inclusive, o OFENSOR (MV), Grande Campeão da Golegã aos quatro anos de idade, serviu na Interagro junto a Quixote Interagro e Quantum Interagro.
OFENSOR (MV) – Filho de Danúbio III (MV) e Tricana II (MV), reprodutor de sangue 100% Veiga, Ofensor (MV) descende do que há de melhor e mais nobre nas genealogias modernas do PSL, pertencendo à notável linhagem Firme (SA)/Nilo (MV)/Novilheiro (MV), possivelmente a que maior influência tem tido na formação do atual PSL.
PERDIGUEIRO (MAC) – Iniciado no toureio pelo cavaleiro tauromáquico Pablo Hermozo de Mendonza. Sofreu acidente que o inabilitou para as corridas de touros, motivo pelo qual, foi possível adquiri-lo ao conhecido toureiro espanhol. Está servindo na Interagro desde 2001.
PICASSO (JNU) – Único garanhão Núncio em atividade no Brasil, importado pela Interagro hoje servindo na Coudelaria do Castanheiro em Tatuí -SP, Brasil
NICOLA (MAC) – É hoje um dos principais garanhões da Interagro. Animal de grande porte e correção morfológica, imprime sua “assinatura” em todos seus filhos de ambos os sexos.
A Interagro é provavelmente o único criador de Lusitano fora de Portugal que possui em grupo de mais de 20 éguas Veiga puras, além de poder ser considerado hoje o maior criador de Veigas no mundo.
Em 1994 e 1995 a Interagro importou um grupo de 10 potras Coimbra e em 1996, 6 éguas de Manuel Veiga. Em 1999 um grupo de éguas Núncio foi incorporado ao plantel.
Coudelaria Nacional – Interagro
O início do criatório da Interagro se deu em 1977 com animais dessa linhagem, provenientes das Coudelarias Barata Freixo e Oliveira e Sousa. Destacou-se nesse período o garanhão NÍQUEL (BF), titular de vasta e premiada progênie.
Posteriormente, APOLO DO MIRANTE, Campeão Cavalo Brasileiro, nascido e criado na Interagro, foi largamente utilizado, também com excelentes resultados, aumentando a base de sangue CN.
Bronze (BF)
Além de Apolo foram utilizados Ariel do Mirante, Gabriel e Bronze (BF), todos da linhagem CN.
Em 1994 o garanhão TUIM (CN) foi adquirido pela Interagro diretamente da Coudelaria Nacional. Trata-se de um reprodutor aprovado com 81,5 pontos, Medalha de Ouro e que produziu excelentes filhos tanto na Coudelaria Nacional quanto nas diversas Coudelarias portuguesas em que serviu.
O plantel feminino da Interagro conta com muitas éguas de pura linhagem CN, com destaque para Biluca do Mirante, entre outras, que é várias vezes Campeã Nacional.
Outras linhagens – Interagro
Além da produção de animais com 100% de sangue das 3 linhagens básicas da raça, a Interagro procura desenvolver e fixar um tipo próprio de PSL a partir de cruzamentos programados entre reprodutores e matrizes dessas origens primitivas da raça. É o trabalho, meio arte, meio ciência, que toda coudelaria consciente ou inconscientemente realiza, na busca de seu tipo ideal de cavalo, como diz Baptista Coelho:
“Criar o Puro Sangue Lusitano é entrar nesse mundo mágico da intuição e o criador fica apaixonado e vai fazendo o cavalo à imagem do seu sonho”
Alguns resultados muito auspiciosos já foram alcançados, destacando-se entre outros os seguintes animais excepcionais de criação Interagro premiados em Exposições Nacionais:
Veiga – Andrade
Legendário do Mirante [Novilheiro (MV) x Ulisseia (RC)]; Menelau Interagro [Emir II (MV) x Guria (MP)]; Maravilha Do Mirante [Emir II (MV) x Ema do Mirante].
Veiga – Coudelaria Nacional
Lindeira do Mirante [Xique–Xique (CI) x Dama do Mirante] Grande Campeã Internacional de 1993; Núncio do Mirante [Xique–Xique (CI) x Heureca do Mirante]; Magnata Interagro [Xique–Xique (CI) x Ira do Mirante] – estes 2 hoje de propriedade de criadores americanos – Lágrima do Mirante [Xique–Xique (CI) x Janota II (OS)].