As fêmeas levaram a melhor e foi de Única, uma filha de Ofensor (MV) e de propriedade da Companhia das Silveiras, o título de Campeã dos Campeões do mais importante evento do cavalo Lusitano em Portugal, realizado entre 14 e 17 de junho, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais.
Na mais concorrida das competições, o concurso de Morfologia (modelo) e Andamentos, o reprodutor Ofensor – criação de Manuel Tavares Veiga – voltou a fazer brilhar sua cobiçada descendência na vitória de Única (Ofensor em Jaleca por Trinco). Em 2004, outros dois filhos de Ofensor brilharam em pista: Violino foi o Campeão dos Campeões do evento, e Vistosa venceu entre as fêmeas.
Entre os machos, o campeão do 18º Festival Internacional foi Rája (Larápio em Heroína por Distinto), criação de Manuel Coimbra e propriedade da Coudelaria Torres Vaz Freire.
Os reprodutores Ofensor e Larápio, pais dos campeões, foram exportados para o Brasil. Ofensor serve nas Fazendas Interagro, enquanto Larápio foi vendido recentemente por Luiz Salgado para Dominique Barbier, nos Estados Unidos.
Com os títulos de Vice-campeões ficaram Alteza, criação e propriedade da Sociedade das Silveiras, pelas fêmeas; e R-Kazan – o campeão de 2005 – entre os machos. R-Kazan é criação de Catherine Viasse e José Manuel Correia Lopes.
Nordeste foi eleito o Melhor Cavalo de Toureio de 2005 com o cavaleiro António Maria Brito Paes. Nordeste é de Criação da Coudelaria Mário Vinhas.
Pedro Ferraz da Costa foi eleito o Melhor Criador do 18º Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano de Portugal.
Nas provas funcionais, o destaque do Adestramento foi o brasileiro Nostradamus do Top, campeão do Grande Prêmio com média de aproveitamento de 63,75%. Nostradamus é criação de Antonio de Toledo Mendes Pereira e propriedade da Coudelaria Félix da Costa.
Receba as novidades da Interagro em primeira mão e tenha acesso a descontos exclusivos tornando-se Membro VIP