01/06/2009 – Revista Horse: Expo Lusitano 2009 termina em clima de festa
Depois de quatro dias de disputas, com um ambiente agradável e o melhor do hipismo e da equinocultura nacional nas pistas Clube Hípico de Santo Amaro, evento aponta melhores da raça no ano
Terminou no último domingo, dia 24 de maio, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP), a 28ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano. A mostra, considerada a maior da raça nas Américas, reuniu centenas de pessoas, mais de 400 animais e ratificou o prestígio do Lusitano no hipismo brasileiro, recebendo competições de nível internacional, visitantes estrangeiros e autoridades, inclusive o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro.
Nas provas de Adestramento, Rogério Clementino, da Coudelaria Ilha Verde, venceu todas as provas que disputou no CD3* ABPSL, competição julgada pelos melhores juízes nacionais, além dos enviados internacionais César Lopardo Grana (ARG), Stephen Clarke (GBR) e Mariette Withages (BEL). Com a vitória na série Grande Prêmio B, montando o tordilho Nilo VO, o ginete, pupilo do criador Victor Oliva, garantiu o primeiro dos dois índices necessários para os Jogos Equestres Mundiais de Kentucky (USA), em 2010.
Apesar das vitórias convincentes de Rogério Clementino, Luiza Almeida, com o Lusitano Samba, da Coudelaria Rocas do Vouga, foi quem mais teve motivos para comemorar. A jovem, de apenas 17, anos conquistou o segundo índice – o primeiro havia sido alcançado na Flórida (USA) – e garantiu sua vaga na maior competição hípica do ano que vem, quando todas as atenções do mundo equestre estarão voltadas ao estado norte-americano de Kentucky.
Durante a cerimônia de premiação do CDI, o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Luiz Roberto Giugni, discursou: “Parabéns à ABPSL e a todos os envolvidos com a realização deste grande evento. Anuncio aqui, em primeira mão, que, nos próximos quatro anos, a Exposição Internacional do Cavalo Lusitano receberá um CDI3* em sua programação”, para muitos aplausos dos presentes.
Outro conjunto formado por um Cavalo Lusitano que festejou durante vaga internacional durante a Exposição foi os representante do Haras Fazenda do Bosque, Anette Ferraretto e Xeique do Bosque, que competem no Adestramento Clássico, na categoria de Cavalos Novos 6 anos. Com a média final de 7,1, Anette e Xeique estão mais do que garantidos no Mundial de Cavalos Novos, que será realizado no mês de agosto, na cidade de Verden (ALE).
Uma Copa de Adestramento, com 60 inscrições, movimentou a modalidade ainda mais em São Paulo. O Salto, com a Copa Haras Leopoldina, que mostrou mais uma vez a qualidade do Lusitano neste esporte, a Equitação de Trabalho, sucesso por onde quer que passe, conquistando mais uma vez o público, e a apresentação de teatro equestre com Volteio proporcionaram diversidade de disciplinas hípicas, satisfazendo os mais variados gostos esportivos.
No último dia, quando os melhores animais dentre os 222 inscritos no concurso de Morfologia ficaram frente a frente, a expectativa era enorme por parte dos criadores, para conhecer os grandes vencedores do ano. Entre as éguas, o título máximo de Campeã das Campeãs coube à Zagaia FRC (Nobel do Retiro x Quina HM), criação da Fazenda Santana e propriedade do Haras Iannoni. A égua preta, orgulho de Ernesto Iannoni e seus filhos Pascoal e Marco, que criam Lusitanos em Capão Bonito (SP), chegou à final depois de sagra-se Grande Campeã Adulta.
O Campeão dos Campeões, depois de ser escolhido como o Grande Campeão Macho Jovem, foi o potro Bandido da Raposa (Ofensor (MV) x Íris (PSE)), do Haras Vale da Raposa, instalado junto ao resort Toca do Marlin, em Santa Cruz de Cabrália, no sul da Bahia, propriedade de Bennett e Heitor Nisencwajg.
Eduardo Fischer, do Haras Villa do Retiro, ficou com os prêmios de Melhor Criador e Melhor Expositor da mostra, graças à soma dos pontos nas provas morfológicas e funcionais. As vitórias nas Progênies, tanto de Pai quanto de Mãe, com Unicórnio do Retiro e Virgem do Retiro, respectivamente, ajudaram muito para o feito. Entre os melhores criadores, a disputa teve as Fazendas Interagro em segundo e a Top Agropecuária em terceiro. O Haras Iannoni foi o segundo Melhor Expositor, com as Fazendas Interagro alcançando a terceira posição.
Na New Breeders Cup, concurso dedicado aos criadores com até cinco anos de filiação à ABPSL ou que tenham menos de 25 animais em seus plantéis, as provas também ofereceram alta qualidade morfológica e de andamentos. Brisa do Retiro (Poderoso do Retiro x Um Dia do Retiro), criação do Haras Villa do Retiro e propriedade da Coudelaria Mondego, de Élcio Simeonato Júnior, faturou o título entre as fêmeas e, na competição entre os machos, quem brilhou foi Don Juan Interagro (Quixote Interagro x Mina), criação das Fazendas Interagro e propriedade do Haras Baxetro, do médico Arthur Corradini.
Os profissionais são sempre muito importantes para realizar um grande trabalho. Representante das Fazendas Interagro, Edmar Brito foi eleito o Melhor Apresentador da 28ª Expo Lusitano, empatado com Carlos Eduardo, do Haras Iannoni. Já Edneu Senhorini, da Coudelaria Rocas do Vouga, levou o prêmio de Melhor Ginete.
Sempre um show à parte, o agradável domingo de sol no Clube Hípico de Santo Amaro trouxe o charme das Atrelagens à pista de areia, com o criador Victor Oliva, da Coudelaria Ilha Verde, e a equipe das Carruagens Tomaselli mostrando um pouco do garbo e aptidão do Cavalo Lusitano nesta modalidade.
Sobre o Puro Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL
A ABPSL – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano, presidida, no biênio 2009-2010, pelo advogado Geraldo Roberto Lefosse Júnior, foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o stud book da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.
Atualmente, o País conta com aproximadamente 13 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui.
Hoje, aproximadamente 350 criadores estão registrados na ABPSL, trabalhando pelo aprimoramento genético e manutenção do padrão racial do Puro Sangue Lusitano, focados em criar animais versáteis, com forte aptidão esportiva para as mais variadas disciplinas hípicas. A maioria dos associados está nas regiões Sudeste e Sul, mas há Cavalos Lusitanos pastando nos mais variados estados brasileiros.
Bureau Comunicação
Receba as novidades da Interagro em primeira mão e tenha acesso a descontos exclusivos tornando-se Membro VIP