Itapira, Brasil (20 de janeiro de 2014) – Quando a treinadora da Interagro Pia Aragão comenta que 2013 foi um ano muito bom para ela, é com a mesma modéstia com a qual ela fala de seu esporte, o adestramento. E como qualquer verdadeira amazona, ela atribui primeiramente todas as suas conquistas aos seus parceiros de quatro patas – Baldor Interagro, Cézanne Interagro, Vade-Mecum Interagro e Zepelim Interagro.
Zepelim Interagro & Pia Aragão. Foto: Arquivo Interagro
A estrela de Aragão brilhou ao longo da última temporada graças aos seus parceiros de nível superior, cavalo “Small Tour FEI”, Zepelim Interagro, e cavalo Grand Prix, Vade-Mecum.
Ao carismático tordilho, Zepelim, ela deve o máximo: “Para começar, fui nomeada, juntamente com uma dúzia de cavaleiros para compor a primeira lista da equipe brasileira em preparação para o Pan Americano e para os Jogos Olímpicos. Ganhei o Campeonato estadual com Zepelim Interagro e fiquei em segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Fomos o melhor conjunto da equipe brasileira a se qualificar para o “Odesur”. Odesur, ou o Campeonato de Adestramento Sul-Americano, que acontece entre os dias 08 e 11 de março de 2014, em Quilotta, Chile.
“O Zepelim foi terceiro colocado no ranking anual de cavalos da nossa federação nacional (CBH). Depois do Chile, ele vai voltar ao Brasil e continuar seu treinando para a próxima categoria, o Grand Prix. Espero que ele possa começar em uma competição local no final do ano e estar apto para o Grand Prix em 2015.”
Vade-Mecum Interagro & Pia Aragão. Foto: Arquivo Interagro
Até lá, ela segue orgulhosa de seu atual cavalo Grand Prix, Vade-Mecum Interagro. “Ele obteve boas colocações em todos os Grand Prix que participou, sempre acima de 60%. Nosso melhor resultado foi 65.90% em nosso Freestyle no CDI3* Expo, onde ficamos com o segundo lugar.” Ela também elogia a “qualidade surpreendente” de seu terceiro animal de competição, Baldor Interagro. Em 2013, “Ele ganhou todas as categorias nas quais competiu com não menos de 66% e foi o campeão nacional no terceiro nível (Média II). O plano é chegar Prix St George, pronto para competir no FEI World Challenge, em outubro. Ele é um cavalo que eu gostaria de ter pronto para a participar do Pan Americano em 2015,” disse Aragão.
Baldor Interagro & Pia Aragão. Foto: Arquivo Interagro
O próximo que está pronto para se graduar no terceiro nível com Aragão é o Cézanne Interagro: “Ele participou de algumas competições em São Paulo e ganhou todas. Ele também ganhou na categoria de nível médio do Desafio Mundial FEI,” disse Aragão. O Desafio Mundial FEI dá aos cavaleiros que, em circunstâncias normais não poderiam participar de competições internacionais e vivem nos mais remotos países, a oportunidade de competir internacionalmente sem ter de abandonar seu próprio país.
Com um sucesso tão sólido em diferentes níveis, não surpreende que outros proprietários confiem seus animais talentosos a ela também. Uma das transformações mais emocionantes do ano foi assistir Aragão competir com um animal de origem sueca (Swedish Warmblood) de 10 anos de idade, Blåeld, propriedade de Sandra Lourenço, iniciando na categoria Preliminar em abril de 2013 e vencer o Prix St Georges no Desafio Mundial FEI em outubro 2013. “Ele foi o Segundo no ranking de fim de ano no nível 4 (Forte II).,” ela disse. “Estou ansiosa com futuro de todos os meus cavalos e o melhor plano é estar o mais bem preparado possível. Tantas coisas podem acontecer. Vou dar um passo apenas de cada vez. ”
Receba as novidades da Interagro em primeira mão e tenha acesso a descontos exclusivos tornando-se Membro VIP