Falando de Lusitanos
Nirvana Interagro, por Pia Aragão
Nirvana Interagro e Pia Aragão
Este ano 2004 foi um ano muito importante para Nirvana e Fazendas Interagro. Garanhão nascido em 1993, pai Gatão (JHC) e mãe Capicua (MLC), avô materno Uije (CN), estreou na série internacional (Forte II) depois quase dois anos em treinamento com Pia Aragão em Teresópolis RJ.
A primeira prova foi na Escola Equitação de Exército CDI** no Rio em abril com um terceiro lugar em São Jorge. Depois foi para Copa Amil CDI** em São Paulo em maio que onde se classificou em 4º lugar na São Jorge e 3º lugar na Intermediária I e estreou no kür com mais de 65% e um 3º lugar.
Em Junho foi competir em Minas no CAN L’Ácqua di Fiori onde ganhou todas as provas na série Forte II com mais de 68% no último dia. Na Copa Claro em Rio ele se classificou em 5º em dois dias e um 2º no último dia no kür.
Na Copa Helda Gerdau Johannpeter CDI*** Nirvana Interagro obteve dois segundo lugares em São Jorge e no Kür e um 4 lugar em Intermediaria I.
No primeiro fim de semana em Outubro teve um CAN no CHSA que também era a terceira seletiva de equipe Brasileira para Campeonato Sul Americano. Nirvana ficou em segundo lugar depois de BF Phantom também montado pelo Pia Aragão.
BF Phantom ganha todas as provas na série Forte II que ele participou em 2004, mas Pia escolheu, por razões econômicas, levar Nirvana Interagro para representar Brasil em Argentina.
O Campeonato Sul Americano foi realizado entre 16 – 21 de Novembro no Clube Hípico Argentino em Buenos Aires. O conjunto foi com o peso da responsabilidade de principal força em uma equipe pouco experiência em competições internacionais. Com o resultado de Nirvana Interagro o Brasil ganhou medalha de prata. Ele se classificou no individual nos provas São Jorge em 3º lugar, na Intermediária I o 4º lugar e no kür Nirvana obteve 68% com um segundo lugar. Como resultado final obteve medalha de prata.
Sra. Mariette Withages, diretora de adestramento da Federação Equestre Internacional, julgou Nirvana Interagro na Copa Amil e também em Buenos Aires e ela só teve elogios para falar sobre evolução dele este ano. Também falou que ele é um cavalo com muita qualidade e futuro internacional.
Nirvana Interagro terminou o ano ganhando o Campeonato Brasileiro de Puro Sangue Lusitano no serie forte II. Foi vice campeão do ranking nacional da CBH na série forte II (depois BF Phantom) e campeão de Copa Rio / Claro de adestramento. Em uma das etapas Nirvana Interagro obteve um pouco mais de 75% no kür Intermediária I. Também ajudou a Pia em ganhar pelo segundo ano consecutivo o Premio Olímpico Brasil como melhor cavaleiro/amazona de modalidade hipismo adestramento.
A CBH (Confederação Brasileira do Hipismo) e FEERJ (Federação Equestre do Estado de Rio de Janeiro) também fizeram menções honrosas a Pia Aragão pelo duplo vice campeonato Sul Americano em Adestramento.
Sem dúvida 2004 foi um ano de muitos desafios e comprovação de amadurecimento técnico e disciplinar para Nirvana Interagro.
Pia espera de 2005 um ano de consolidação de bons resultados.
Joao Oliveira com Maverick Interagro
Escola Oliveira de Equitação Clássica
João Oliveira:
“A Interagro não é apenas o maior criador de Lusitanos. A qualidade dos seus cavalos é que já foi bem comprovada em diferentes disciplinas. A Interagro importou alguns dos melhores garanhões e éguas do mercado, descendentes de importantes linhas-de-sangue de Portugal. A continuação e desenvolvimento da raça Lusitana é uma parte importante da minha cultura e, como um cavaleiro português, eu gostaria de agradecer a Paulo Gavião Gonzaga e à sua família por promover a evolução do cavalo Lusitano a uma nova era.”
João Oliveira – filho de Nuno Oliveira – trabalhou como treinador e consultor equestre na Robinson Lusitanos do estado de Idaho.
Adestradores
Andre Ganc é um cavaleiro profissional de competições cuja longa série de méritos no Brasil inclui: Vice-Campeão Brasileiro na Categoria até Cinco Anos Hípicos e campeão paulista na mesma categoria; três vezes vencedor das Provas Funcionais promovidas pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Puro Sangue Lusitano (ABPSL) na Top Class e na Young Horse series. Ele também já ganhou muitas competições no estado de São Paulo e foi eleito diversas vezes cavaleiro do ano pela (ABPSL). Ele explica a atração exercida pelos Lusitanos:
“Existe uma demanda contínua por bons cavalos; que tenham tamanho adequado, movimentação expressiva, temperamento fácil para se treinar; e que tenham ainda o caráter, a inteligência e o carisma exigidos no mercado de competições.
“Eu sempre encontrei estas qualidades no cavalo Lusitano pois a habilidade que ele tem para o treinamento é inigualável, fazendo do meu trabalho um prazer.
“A julgar pelas excelentes performances obtidas recentemente por Lusitanos e pela grande inteligência destes cavalos, em breve estaremos vendo-os atingir posições de grande proeminência em competições internacionais.”
“Pra mim é um privilégio treinar os cavalos da Interagro, pois eles têm excelente potencial. Graças ao seu patrimônio genético singular, resultado dos novos sistemas de criação desenvolvidos pela Interagro, eu tive acesso a cavalos excelentes com os quais eu pude obter os melhores resultados da minha carreira como cavaleiro.”
(Ganc é também membro do Júri e do Comitê de Aprovação de Garanhões da ABPSL, além de professor de “Treinamento e utilização de Cavalos” na Universidade de São Paulo.)
Drops
Adestradora – nos EUA
A adestradora Grand Prix Silke Rembacz assumiu o treinamento de Montezuma do Mirante – um belíssimo garanhão de pelagem castanha da Interagro Lusitanos – quando ele tinha sete anos de idade. O conjunto competiu no Festival Equestre de Inverno (Winter Equestrian Festival) em Palm Beach, Flórida e venceu em competições de terceiro e quarto nível no circuito de adestramento do Nordeste dos EUA.
“Se eu acho que o Andaluz e o Lusitano são bons para adestramento? Acho sim. Eles estão sendo criados de forma um pouco diferente agora, da forma como eles (Interagro) estão tentando fazer (com os Lusitanos) – que é criar um cavalo esportivo; um cavalo que tenha os movimentos ligeiramente baixos, mas também elevados e laterais. Eles (Lusitanos) têm um tremendo potencial para o piaffe, melhores que um sangue-quente (warm-blood) que é criado de uma maneira a ser impulsivo, pois eles têm extensão e facilidade de mudanças de mão. Isso é algo que muitos Lusitanos e Andaluzes já tinham e agora a criação deles leva isso em consideração. Eu assisti a alguns vídeos com os cavalos em ação no Brasil e acho que há alguns cavalos jovens muito promissores por lá. Acho que o Paulo [Gavião Gonzaga] está indo na direção certa ao levar o tempo que for preciso para desenvolver um tipo muito adequado ao adestramento.”
Silke Rembacz cresceu na Alemanha e competiu no circuito europeu de adestramento antes de ir para os EUA. Agora cidadã americana, Silke passa seus verões em Nova Jersey, que é sua base para competir no circuito de adestramento da Costa Leste. No inverno ela se transfere para a Flórida para participar da altamente competitiva temporada de adestramento do Palm Beach Equestrian Club. Ela já treinou diversos cavalos para o Grand Prix e competiu ela mesma com sucesso, auxiliada por seu treinador e cavaleiro Olímpico americano, Robert Dover.