25/02/2014 – ABPSL: QUEM FOI AO PÓDIO NO II FESTIVAL DO CAVALO LUSITANO DE AVARÉ
No evento de abertura da temporada 2014 da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), dias 21 e 22 de fevereiro, em Avaré (SP), Orpheu de Souza Ávila Junior, do Haras O.A, de Boituva (SP), levou para casa o cobiçado troféu da II News Breeder´s Cup, o concurso de morfologia onde só podem ser inscritos animais da própria criação. A pontuação dos animais muito próxima deu o tom da disputa.
Nas competições funcionais não foi diferente. Na Equitação de Trabalho foi dada a largada por uma vaga no Mundial de Equitação de Trabalho. No Campeonato Brasileiro de Atrelagem da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e no Derby da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat), o domínio foi do cavalo Lusitano. E no Adestramento, a competição registrou a estréia de novos conjuntos.
Palco da ExpoNelore Avaré, uma das principais mostras pecuárias no Brasil, o Puro Sangue Lusitano se distribuiu em três pistas do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel. Foram dois dias de programação intensa, onde a raça desfilou qualidade genética e mostrou versatilidade.
II.BREEDER´S CUP
Três novas gerações do cavalo Lusitano foram avaliadas por Nuno Santos Pereira, de Portugal, na tarde do sábado 22. Divididos por sexo e idade, passaram pela pista animais da geração I (um ano de idade), H (dois anos) e G (três anos). A soma de pontos obtida por cada animal definiu o ranking dos criadores. A disputa foi acirrada, e quem levou a melhor foi Orpheu Ávila, do Haras O.A., de Boituva (SP), que somou 289 pontos, garantindo o troféu da II Breeder´s Cup da ABPSL.
Empatados em segundo lugar com 287 ficaram três criadores: Manuel Tavares de Almeida Filho (Coudelaria Rocas do Vouga, de Itu/SP), Ismael Gonçalves da Silva (Haras IGS, de Itaí/SP) e Aldo e Clélia Araújo Pinto (Castanheiro Agropastorial Ltda). Em 5º lugar com 188 pontos se posicionou Flávio Rafael Monteiro (Haras Imperial, de Arandu/SP).
O criador Ismael Gonçalves da Silva se destacou com vitória em três das seis categorias: nas fêmeas com as campeãs Hipotenusa IGS (2ª categoria) e Gardênia IGS (3ª categoria) e entre os machos com Harry Potter IGS (2ª categoria).
O animal de pontuação mais elevada foi Índia O.A., campeã da geração I, que totalizou 75 pontos. Filha de Vencedor JB em Povoa da Pitangueiras, Índia O.A. foi a única fêmea medalha de ouro. De pelagem castanha, a potra é de criação de Orpheu Ávila.
Já entre os machos o ouro ficou para Galeno do Castanheiro, campeão de dois anos, que alcançou 74 pontos, a segunda melhor pontuação da News Breeder´s Cup. O alazão de três anos é de criação de Clélia Erwenne Araújo Pinto.
Três animais empataram com 73 pontos: Gardênia IGS, criação de Ismael Gonçalves da Silva, e os machos Ideal do Vouga e Indiscutível do Vouga, ambos de criação de Manuel Tavares de Almeida Filho.
Com 72 pontos ficaram dois animais de criação de Ismael Gonçalves da Silva: a fêmea Hipotenusa IGS e o macho Indiana Jones IGS.
O prêmio de Melhor Apresentador ficou para Marco Antonio Aires da Silva, do Haras IGS.
Campeões por categoria
Entre as fêmeas da geração I, vitória de Índia O.A., criação de Orpheu Ávila. O criador Ismael Gonçalves da Silva apresentou as campeãs de dois e três anos de idade, ambas com medalha de prata: Hipotenusa IGS com 72 pontos e Gardênia IGS com 73 pontos.
Entre os machos, três criadores fizeram campeões. Manuel Tavares de Almeida Filho apresentou Indiscutível do Vouga, campeão da 1ª categoria com 73 pontos. Ismael Gonçalves da Silva apresentou Harry Porter IGS, campeão da 2ª categoria com 67 pontos. Clélia Araújo Pinto faturou o título da 3ª categoria com Galeno do Castanheiro CAP que fez 74 pontos.
COPA DE ADESTRAMENTO
Realizada na tarde de sexta-feira 21, a Copa de Adestramento contou com participação de conjuntos em seis diferentes séries.
Ricardo Espósito montando Estrelicia do Juliana somou 6,3 pontos e venceu na Cavalos Novos 5 anos.
Na série Elementar Profissional o campeão foi Paulo César Candinho com Falcão DR (62,600%), sendo vice-campeão Pedro Oliveira montando Everest Juruá (59,792%).

Na Preliminar Profissional o primeiro lugar do pódio foi dividido entre Marcelo Alexanfre/Duelo dos Pinhais e Edmar M. Brito/Eucedo Interagro (Foto: Interagro/Cedida)
Pela série Preliminar Profissional, o primeiro lugar do pódio foi dividido entre dois conjuntos que finalizaram com média de 65,345%: Edmar M. Brito montando Eucedo Interagro e Marcelo Alexandre com Duelo dos Pinhais.

Patrícia Helena G. Brito/Dark Lord Interagro venceu na Média I (Foto:Interagro/Cedida)

Patrícia Helena G. Brito montando Dark Lord Interagro venceu na série Média I com média final de 65,000%, onde Edmar M. Brito voltou ao pódio como vice-campeão montando Destinado Interagro (64,571%).

Na Média II, vitória de Martina Irene Brandes com Bomilcar Interagro (Foto: Interagro/Cedida)
A série Média II teve como campeã Martina Irene conduzindo Bomilcar Interagro (66,184%), conjunto versátil que também é destaque nas competições de Atrelagem.
Edneu Senhorine montando Arcos do Vouga venceu na Forte II
O experiente Edneu José Senhorini foi o campeão da Forte II montando Argos do Vouga (63,289%), Vicente Paulo de Souza com Colorado HI (61,711%) ficou com a faixa de vice-campeão.
Receba as novidades da Interagro em primeira mão e tenha acesso a descontos exclusivos tornando-se Membro VIP