13/10/2025 – Adestramento Brasil: CPA tem Joana Sliwik/Intef Interagro, Fabio Lombardo Junior/ Mágico Interagro e Paulo Cesar/Magnífico da Sasa JE campeões em small, medium e big tours
A agora naturalizada brasileira Joana Marie Sliwik sagrou-se bicampeã paulista sênior top com Intef Interagro, após vencer as provas de grande prêmio (67,913%) e GP especial (67,128%) no último fim de semana — com seu lusitano, ela também ganhou o CPA em 2024. Joana concorreu com Murilo Machado com Jorge VO (vice-campeão) e Adriano Soares com Jogador do Drosa. Com dez na disputa, o pódio de small tour mudou no decorrer do CPA e teve Paulo Cesar dos Santos e Magnífico da Sasa JE levando o título de campeões. Único concorrente de medium tour, Fabio Lombardo Junior somou 66,824% na intermediária A e 65,189% na inter B com Mágico Interagro.
O Clube Hípico de Santo Amaro recebeu o Campeonato Paulista e a Taça São Paulo de Adestramento de 8 a 12 de outubro, reunindo 88 conjuntos no total, sendo a maioria (59) composta por ginetes profissionais. Entre os amadores, a preliminar reuniu oito conjuntos; média 1 teve cinco concorrentes e elementar, quatro. Para os profissionais, a elementar somou nove conjuntos, seguida de cavalos novos 4 anos com oito concorrentes e média 2 com seis.
“Fiquei muito feliz com os resultados do final de semana. O Intef já vinha evoluindo bastante nos treinos nos últimos meses, mas ainda tivemos um pouco de dificuldade em transferir tudo o que já funciona bem em casa para dentro da pista. Acho que ainda falta um pouco de experiência e tranquilidade na prova, mas ele vem amadurecendo rápido”, contou Joana Sliwik ao Adestramento Brasil.
Ela avalia participar do Campeonato Brasileiro, a ser realizado em novembro junto com um concurso internacional (CDI 3*), mas não sabe se conseguirá. Isso porque planeja levar seu lusitano para Europa para treinar com Norbert Van Laak e participar em CDIs lá. “O grande objetivo, claro, seria buscar os dois MERs para o Mundial — mas, independentemente disso, a prioridade é ganhar mais experiência e seguir evoluindo”, adiantou a amazona, que conseguiu se naturalizar no meio deste ano e agora aguarda a emissão do passaporte para fazer a troca de nacionalidade na FEI também.

Em medium tour, Juninho apostou em melhorar e amadurecer alguns movimentos como as mudanças de pé a tempo do Mágico Interagro com objetivo de subi-lo para big tour. “Nos dois dias de competição, ele me surpreendeu. No primeiro dia, fez todas as mudanças sem nenhum erro, tanto a dois tempos quanto na mudança a tempo, onde ele tinha mais dificuldade. Venho trabalhando não só as mudanças, mas também as transições, que é onde eu vejo que todo mundo tem dificuldade”, ponderou.
Os planos do equitador do Rancho Cariama é colocar o lusitano na reprise de grande prêmio em prova do ranking da SHP. “Se eu e ele estivermos seguros, a ideia é ir para o Brasileiro no big tour e tentar fazer uma bela apresentação”, contou.

Paulo Cesar estreou com sucesso Magnífico da Sasa JE em small tour, série que teve o placar alterado no decorrer da competição. O cavaleiro da Sasa Horse JE fez 68,647% na prêmio são Jorge, finalizando em segundo lugar, atrás de Antonio Marcari Oliva que somou 68,765% com Florisbela VO e terceiro lugar para Frederico Correa Mandrot com Marajá a Sasa JE e 68,500%.
No domingo, PC venceu a inter 1 com 70,412%, abrindo o placar e alcançando a liderança na somatória. Fred Mandrot manteve-se em segundo com 69,412% e Vinicius de Miranda, que havia classificado em quarto na PSJ, subiu ao terceiro lugar com Jane Esther II SVN.
“Foi uma estreia no small tour, então, os erros, às vezes, são normais. Temos que ter tranquilidade e frieza para lidar com isso dentro da reprise. Mas eu vi como positivo os dois dias de prova; esse cavalo tem muito a evoluir. Ainda é só o começo”, disse.
Paulo Cesar apontou que subir para small tour é um passo novo e segue na direção de alcançar um novo objetivo. “Esse passo adiante não é tão fácil às vezes, mas necessário”, assinala. “O trabalho agora é chegar bem para ser competitivo no Campeonato Brasileiro e depois focar em 2026 no Sul-Americano”, completou.
