Leilão Coleção Interagro 2008

Revista Horse: Cavalo Lusitano definiu os melhores do ano em São Paulo

Leilão Coleção Interagro 2008

01/06/2010 – Revista Horse: Cavalo Lusitano definiu os melhores do ano em São Paulo

Levando-se em consideração os resultados acumulados com o 1º Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindóia, o título de “Melhor Criador do Ano” ficou com as Fazendas Interagro, já as honras de “Melhor Expositor do Ano” couberam à Fazenda Sasa.

A 29ª Exposição Internacional da raça, realizada durante quatro dias, na capital paulista, determinou os mais significativos animais e desenvolvedores do Lusitano no Brasil
0
Terminou no dia 30, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo (SP), a 29ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano. O evento, tido como o maior da raça nas Américas, reuniu, entre 27 e 30 de maio, criadores, atletas, autoridades e curiosos em conhecer um pouco desses nobres animais de sela, em quatro dias de competições morfológicas e funcionais.

Organizado pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), a 29ª Expo Lusitano recebeu inscrições de mais de 60 expositores, que atestaram a qualidade de seus produtos em competições de Adestramento Clássico, Equitação de Trabalho, Salto e os já famosos Concursos de Morfologia, quando são analisados cavalos e éguas de acordo com as características físicas particulares do PSL, além dos andamentos.

Somente nas disputas Morfológicas, foram mais de 200 inscritos. Exemplares de pelagens variadas, analisados em cinco categorias entre os machos e seis entre as fêmeas, passaram pelo crivo dos juízes portugueses Francisco Bessa de Carvalho e José Manoel Correia Lopes, duas das maiores autoridades lusas nesse tipo de julgamento, que tiveram a incumbência de eleger os melhores animais do evento. Ao todo, a dupla lusa distribuiu um total de 16 medalhas de ouro e 26 medalhas de prata, comprovando o elevado nível da criação brasileira da raça.

Dinamarca da Sasa JE foi aclamada Campeã das Campeãs. A tordilha pertence à Fazenda Sasa, um dos mais importantes criatórios de Lusitanos, instalado no município de Martinópolis (SP), sob a tutela de José Francisco Brito Eusébio. Já Xeque-Mate do Top, também sob os cuidados de Brito Eusébio, aos 7 anos, foi o Campeão dos Campeões, entre os machos.

Nos esportes, o Adestramento Clássico teve três competições de alto nível, referendando o ótimo desempenho do PSL nessa modalidade, com provas do Concurso de Adestramento Nacional (CAN), Copa de Adestramento e Concurso de Adestramento Internacional (CDI3*), esse último chancelado pela Federação Equestre Internacional (FEI) que, pelo segundo ano seguido, fez parte do cronograma oficial do encontro, trazendo ao Brasil para fazer parte do júri, o norte-americano Axel Steiner, e Willem Ermes, vindo da Holanda.

A Equitação de Trabalho conheceu seus primeiros vencedores da temporada. Na quinta, sexta e sábado, a I etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho Santander mostrou a todos que esse será um ano dos mais especiais, com cada etapa sendo decidida nos detalhes, sempre levando ao público bastante técnica e emoção, enquanto o Salto deixou claro como o Cavalo Lusitano tem evoluído nesse tipo de competição. Provas de 1m, 1,10m e de Valores colocaram a todos na torcida pelos conjuntos.

Inscrito nas duas séries, o Lusitano Paraná HI, atual detentor do Troféu Eficiência da Federação Paulista de Hipismo (FPH), triunfou na 1m, sob os comandos do cavaleiro Igor Manhani, enquanto Verônica Pardini e Príncipe HM levaram a melhor dentre aqueles habilitados ao título na 1,10m. O garanhão, atualmente nas baias do Haras Leopoldina, de responsabilidade do criador Paulo Saraiva, venceu também a Prova de Valores, dessa vez montado por Fernando Godinho.

Levando em conta a pontuação de todas as modalidades, o título de Melhor Criador e Melhor Expositor dessa edição da Exposição Internacional coube a Manuel Tavares Almeida Filho, das coudelarias Rocas do Vouga e Mito Lusitano. A Fazenda Sasa ficou na segunda posição entre os expositores e em terceiro entre os criadores, revezando-se com as Fazendas Interagro nas disputas.

Levando-se em consideração os resultados acumulados com o 1º Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindóia, o título de “Melhor Criador do Ano” ficou com as Fazendas Interagro, já as honras de “Melhor Expositor do Ano” couberam à Fazenda Sasa.

Bureau Comunicação


Receba as novidades da Interagro em primeira mão e tenha acesso a descontos exclusivos tornando-se Membro VIP

SHARE THIS