O Engenheiro Agrônomo é o profissional ideal parceiro do Médico Veterinário em um estabelecimento produtor de cavalos.
Isso porque, é impossível , do ponto de vista relação custo-benefício, produzir cavalos de qualidade sem uma pastagem produtiva e de alto valor nutricional.
Em todo o mundo há uma alta correlação entre bons criadores x pastagens excelentes x bons cavalos, e assim sendo, o engenheiro agrônomo é o responsável adequado à formação e manutenção das pastagens no haras.
A correção do solo e a fertilização do mesmo, a implantação da (s) forrageira(s) ideal a busca pelo equilíbrio entre os diferentes elementos nutrientes (Ca, P, Zn, Cobre principalmente), a proteína e a fração fibra fazem da pastagem bem manejada, um aporte nutricional imprescindível ao desenvolvimento do cavalo, tanto no pré como pós-parto.
Também a suplementação com volumosos (alfafa, feno, capineiras, etc.), etapa fundamental no período seco e frio do ano, é tarefa do engenheiro agrônomo, que vai planejar o fornecimento desses itens, tão importantes para um perfeito funcionamento do haras.
Aos engenheiros agrônomos também competem as tarefas de planejamento das instalações, design e lay-out do haras, fluxograma das atividades, cálculo da ração e suplementos minerais, auxílio no planejamento do melhoramento genético e demais atividades.
O engenheiro agrônomo é auxiliar direto dos veterinários no planejamento das atividades de reprodução, uma vez que é garantidor de um estado nutricional adequado das matrizes, fornecimento de verde (fitohormonios) na época crítica, e bem estar dos animais.
Essas razões levam a uma procura crescente de profissionais de engenharia agronômica a colocações em haras, aumentando a responsabilidade das Universidades na formação adequada desses técnicos.
Claudio M. Haddad
É Engenheiro Agrônomo, Master em Produção Animal e Pastagens, Doutor em Agronomia e Professor Senior da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.
19-997818769